sexta-feira, 8 de março de 2013

Carteira de cetim e renda no Dia da Mulher

     A amiga da minha mãe faz aniversário exatamente hoje, no Dia da Mulher.  E todo ano minha mãe dedica um bom tempo procurando um presente especial pra ela.  Dessa vez ela me pediu pra fazer uma carteira, tipo a porta-cédulas que fiz pra ela de gatinho.  Mas aí veio o desafio: ela queria em cetim!  Uma coisa é fazer clutch em cetim e renda, outra é carteira.  Não, não é carteira de mão, é carteira de dinheiro mesmo!  Fiquei pensando como faria isso funcionar, porque o cetim desfia bastante, e a colagem na carteira talvez não funcionasse...

     Daí resolvi mais uma vez unir a costura à cartonagem.  Então o corpo da carteira foi feito na máquina, um saco de cetim com um lado de renda para ficar na parte de fora.  Ao invés da espuma da cartonagem, foi aqui a manta acrílica para deixar a parte de fora fofa.  O fecho também tinha que ser em cetim, então também foi na máquina.  Usei nele o botão imantado que a querida Beatriz me mandou, agora tenho bastante dele para usar em coisas assim, porque ele é bem fininho e deixa o trabalho bem delicado.  Depois de pronto, achei que ainda ficaria mole e encaixei dentro um retângulo de papel cartão e depois costurei a volta toda pra deixar bem firme.

     Na parte de dentro não tinha jeito, preferi a tricoline mesmo.  Então tinha que ficar discreto pra combinar com o luxo de fora, fui na tricoline preta com elastano, porque ela não é totalmente opaca.  Fiz os dois lados com porta-cédulas.  E em cima de cada um escolhi funcionalidades diferentes:  de um lado o bolso com ziper e do outro duas divisórias de cartão.  Essa foi a parte fácil, porque é quase toda cartonagem (tirando o bolso que é todo costurado, e dessa vez prendi no porta-cédulas também com costura para segurar bem), e na cartonagem tenho me saído bem, né?  

     Mas aí veio a parte pavorosa.  E na hora de juntar tudo?  Será que vai funcionar?  Diferente da carteira de cartonagem que leva uma lombada interna unindo os dois porta-cédulas, resolvi fazer os dois totalmente separados e deixar o cetim aparecendo.  Afinal, como fiz um saco de cetim, a parte de dentro toda ficou em cetim também, né?  Nada mais justo do que deixar seu brilho sobressair.  E não é que funcionou?  Ficou bem bacana, mas não sei se é comercializável porque foi bastante trabalhosa e não seria muito barata para vender...






     De qualquer forma, não vi ainda nada parecido no Elo7, então acho que o desafio foi bem bacana e me proporcionou um resultado totalmente diferente!

3 comentários:

Se quiser deixar algum comentário sobre os trabalhos ou tirar alguma dúvida, fazer alguma pergunta, fique à vontade e deixe seu recadinho!