segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Projetos da virada do ano

     Post só com quase um mês de atraso!  haeiuheiauhaeiuheaiuhea  Isso porquê não terminei esses projetos na virada do ano.  Alguns foram finalizados antes, outros foram finalizados no comecinho de janeiro...  Mas como um deles só chegou à dona recentemente, tive que segurar um pouquinho, né?

     Pra começar, os presentes do Daniel.  Ele precisava de um saco pra colocar o jo e não molhar na hora de pegar chuva.  A bolsa maravilhosa de shinais que ele comprou na e-Bogu não tem algura suficiente, então o bendito do jo fica com a pontinha pra fora.  

     Mas vcs devem estar perguntando:  ela está falando grego?  Nãããão, japonês!  haihaeiuheiahaeiuheah  Eu praticava kendo, arte que os samurais usavam para combates com espada, e quando começamos a namorar levei Daniel pra esse mundo.  Infelizmente, não tenho praticado, mas ele está cada vez mais envolvido e treinando duas vezes por semana, vem evoluindo consideravelmente.  Meu orgulho!!!

     Como toda arte, à medida que vc vai evoluindo no Kendo, novas "ferramentas" vão sendo adicionadas para que haja total domínio antes de chegar a uma espada de verdade, uma katana.  O primeiro passo então, é o shinai, a famosa espada de bambu.  Ela quase não machuca porque o impacto fica todo nela.  Depois de dominar o shinai vc chega ao bokuto, que já é uma espada de madeira maciça, pesada, e machuca bastante... heaihaeiuheaiuaehiaehaeih  Não recomendo brincadeiras com bokuto!  E junto com o bokuto, Daniel comprou a kodachi, que é uma "versão miniatura" do bokuto, e provavelmente irá manejar as duas simultaneamente em algum momento.  O jo é um caso à parte, não faz parte diretamente porque é um bastão, não é uma espada.

     Com os termos devidamente explicados e esclarecendo os fatos, voltemos aos projetos.  Então o primeiro projeto, finalizado ainda em dezembro, foi o saco pro jo, o bastão.  Encontrei um material na Comboio de nylon, impermeável e nada caro (uns R$8 o metro), fiz com ele um saco e na ponta um rolotê onde prendi o cordão.  Deixei maior que o jo exatamente pra poder amarrar e dobrar a parte superior, assim não há riscos de molhar.

     Mas o saco foi uma consequência de quando procurava algo para ser o forro da bolsa pro bokuto.  Uma  peça de madeira maciça, pesada, pode danificar a ponta se ficar em pé sem uma proteção, ou até arranhar...  Então o forro seria a proteção interna da bolsa, e foi útil pro saco.  O segundo passo pra fazer a bolsa foi encomendar o tecido, lá na JandO, e aí sim demora, afinal vem de fora!  E isso justifica o projeto só ter sido finalizado esse ano...  Acho que o tecido tem tudo a ver, foi escolhido por mim mas com o aval do dono da bolsa, né?  Assim, deu-se início ao desafio... uma bolsa para algo que não tem um tamanho reto, é ovalado, e tinha que caber dentro da bolsa dos shinais...

     Medida pra lá, medida pra cá, desenha, calcula...No final deu certo!  Com manta acrílica, tecido importado, forro de nylon e velcro pra fechar as duas abas.  Duas abas?  Uma da bolsa principal pro bokuto, e outra pro bolsinho da kodachi.  Vou dizer que o velcro me deu uma volta, mas porque eu quis, né?  Fazia as abas antes de botar o velcro, assim com os corpos da bolsa e do bolso.  Tinha que desmanchar costura pra enfiar o velcro lá!  heiheaiuheaiuheaihaeihae  Muito lesada eu!  Mas deu certo, e esse foi o resultado!





     Detalhe: toda vez que ia virar o forro, fazia um barulhinho que o Sirius ficava doido, pulando e brincando!  Então ele teve que sair na foto!  haeihaeihaeihaeiuaeh

     O outro projetinho de dezembro que foi finalizado em janeiro, foi a clutch da Thaís.  Só uma lembrancinha perto da delícia que ela me deu de Natal!  Chocolaaaaate!  Que eu comi feliz da vida, claro!  haeiuhaeihaeiuaehihae  Mas como não pude encontrá-la no Natal... só semana passada nos encontramos e pude dar a clutchzinha.  É um modelo da Keyka Lou que eu adooooro!  E com zipper, sabem que agora meu trabalho é com zipper, espero em breve fazer uma bolsa semelhante a que uso constantemente, mas feita por mim e com zipper "embutido".  

     Claro que pra Thaís tem que ter gatinhos!  Mas só depois que percebi... jogo dos 7 erros, hein?  Coloquei a faixa de cabeça pra baixo!  aheiuhaeiuaehiauehiaeh   Foi na hora de embalar pra presente, então era tarde demais...  sniiiiiiiiiffff  Mas ficou bonitinha, né?  Espero que ela tenha gostado!  O paninho foi comprado com a Debora no Clube dos Paninhos.





     E é isso aí, pessoal!  O ano começou bombando com as encomendas, e por isso não tem tido taaaanta novidade.  Mas essa clutch é uma delícia de fazer, e fica uma graça!  Agora que me acostumei a usar entretela R1, estou nas nuvens!  E com o zipper tudo fica perfeito!  haeiuhaeiuaehiaeuhaeih

3 comentários:

  1. Lindas criações, amei o tecido de gatinhos

    ResponderExcluir
  2. MUito fofo............. esse tecido de gatinhos está demais. adooooooooooooooro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meninas! Sou boa nos tecidos de gatinhos, né? aheiuhaeiuhaeiuheaiuha

      Excluir

Se quiser deixar algum comentário sobre os trabalhos ou tirar alguma dúvida, fazer alguma pergunta, fique à vontade e deixe seu recadinho!